Ponto de Cultura

Projeto “Ponto de Cultura – Fotografia para Todos” oferecerá atividades de formação de educadores, crianças e jovens.

O Foto Clube Santa Catarina agora é Ponto de Cultura.  A entidade foi beneficiada pelo convênio com o Ministério da Cultura e o Fundação Catarinense de Cultura. O projeto Ponto de Cultura Fotografia Para Todos pretende, ao longo de três anos, realizar uma série de ações voltadas para a divulgação da fotografia enquanto arte, para formação de olhares críticos e apreciadores e também estimular a produção profissional e artística entre crianças, jovens e educadores.

“O projeto surgiu porque percebemos que existe uma carência da prática da arte fotográfica nas escolas, bem como na formação de professores; da falta de oportunidade de qualificação de profissionais para a fotografia profissional; necessidade de descentralizar e expandir a arte fotográfica para fora dos espaços convencionais e da quase inexistência de material de apoio para trabalhar a fotografia em sala de aula”, explica o coordenador pedagógico do projeto e membro do FCSC, Charles Steuck.

O QUE É UM PONTO DE CULTURA?

Pontos de Cultura são iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil, que firmam convênio com o Ministério da Cultura (MinC), por meio de seleção por editais públicos, responsáveis por articular e impulsionar as ações que já existem nas comunidades.  Atualmente, existem mais de 650 Pontos de Cultura espalhados pelo país, 60 em Santa Catarina e 3 em Blumenau (Foto Clube SC, Teatro Carlos Gomes e Lira Circolo Italiano). O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e a comunidade. Para se tornar um Ponto de Cultura é preciso participar da seleção por meio de edital público – até hoje a Secretaria de Programas e Projetos Culturais do MinC, que coordena o Programa Cultura Viva, já emitiu quatro editais. Quando firmado o convênio com o MinC, o Ponto de Cultura recebe a quantia de R$ 180 mil (cento e oitenta e cinco mil reais), divididos em 3 parcelas anuais, para investir conforme o projeto apresentado e aprovado.  Saiba mais no site do Minc .

COMO FUNCIONARÁ O PONTO DE CULTURA FOTOGRAFIA PARA TODOS?

O projeto aprovado pelo Minc, para o Ponto de Cultura Fotografia Para Todos, prevê uma programação dividida em três etapas anuais. Neste primeiro ano, 2010, a equipe do projeto está se dedicando a pesquisar e desenvolver conteúdos didático/pedagógicos referentes ao ensino e aprendizado da arte fotográfica. Os conteúdos serão disponibilizados em 2011, na rede mundial de computadores, em um portal dinâmico e de acesso gratuito, com ferramentas interativas contendo 3 áreas distintas: uma para fotógrafos aprendizes, outra para crianças/jovens navegarem e outra para os professores buscarem material de apoio para o ensino da fotografia na sala de aula.  A pesquisa também resultará em material didático (apostilas) que serão utilizadas nas oficinas realizadas no segundo ano de projeto. Além disso, nesta primeria etapa, o Foto Clube também está implantando o Kit Multimídia padrão dos Pontos de Cultura – que garante a conexão e interatividade com toda  a rede –, adquirindo equipamentos fotográficos e tecnologias que serão utilizadas nas oficinas e estruturando uma Biblioteca com mais de 100 títulos sobre fotografia e assuntos correlatos.

Já no segundo ano (2011), com os materiais e a estrutura adequados, o Ponto de Culutra oferecerá oficinas de fotografia gratuitas para educadores de escolas públicas de Blumenau e região. Realizará ainda exposição fotográfica itinerante em escolas públicas de Blumenau e região; seguidas de palestras. E acompanhará os resultados dos trabalhos desenvolvido pelos professores com seus alunos. No terceiro e último ano do projeto (2012), o Ponto de Cultura ofertará cursos de qualificação profissional (formando de auxiliares de fotografia), gratuitos, para adolescentes de 15 a 17 anos, em situação de risco social, com equipamentos profissionais.  Em parceria com instituições que já atendem a estes jovens, capacitando os para o mercado de trabalho. O resultado dos três anos de trabalho culminará em uma exposição fotográfica itinerante, com material produzido pelos alunos e educadores envolvidos no projeto, além de muito, muito material disponibilizado na internet e acessível a qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo.

Saiba mais, visite o site do ponto:  www.fotografiaparatodos.com.br

2 Respostas

  1. Pingback: Foto Clube Santa Catarina inicia atividades como Ponto de Cultura « Foto Clube Santa Catarina

  2. Pingback: 24 de julho| Caminhada Fotográfica « Foto Clube Santa Catarina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s