Quem somos

O Foto Clube de Santa Catarina foi fundado em 03 de setembro de 1965 sob a denominação de FOTO GRUPO DE INDAIAL, com sede na cidade de Indaial, Estado de Santa Catarina, constando na respectiva ata os seguintes membros fundadores: Mario Holetz (falecido), Sidney Luis Saut, Miriam Kretzschmar Saut, Kaete Holetz  e Ivo Rauh (também falecido).

Alguns meses após filiou-se à Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema.  Em face ao crescimento do foto-clube, com novos associados, a maioria residindo em Blumenau, em 31 de agosto de 1984, por unanimidade, decidiu-se fundar o Foto Clube de Santa Catarina, que sucedeu em direitos e obrigações o Foto Grupo de Indaial, agora sediado na cidade mencionada acima.

Nos seus quase cinqüenta anos de existência, somando os períodos dos dois clubes, foram realizados por esta entidde sete Salões Nacionais de Arte Fotográfica, 2 Bienais Monocromáticas da Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema (1982 e 2002), bem como exposições individuais e coletivas de seus associados, (ver convites em anexo), a citar as últimas exposições temáticas “Três”, “Arquitetura”, e “Contrastes”.

O Foto Clube manteve, por longos anos, Cursos de Fotografia, o que ensejou muitos associados tornarem-se profissionais fotográficos e praticantes da arte. Alguns de seus membros já constituíram a administração da Confederação Brasileira de Fotografia & Cinema, incluindo a atual gestão, que tem Sidney Saut como presidente.

Nestes longos anos de existência, a maioria dos associados do Foto-Clube de Santa Catarina, que conta hoje com cerca de 25 membros ativos, foram premiados nos Salões  Nacionais e Internacionais de Arte Fotográfica.

Em 2004, como iniciativa pioneira, (acreditando no foto-clubismo brasileiro) o Foto Clube de Sta Catarina deu início a intercâmbio com artistas-internacionais. O resultado foram duas coleções oriundas da Romênia e que circularam em vários clubes brasileiros. Em contra-partida, foi reunida uma coleção dos artistas brasileiros, que foi exposta em várias cidades daquele país. Recentemente, o Foto Clube de Santa Catarina recebeu também uma coleção da Austrália, organizada por Mr. Tim Newbery, Editor da Revista “IMAGE” de fotografia e que está sendo exibida em vários estados brasileiros.  Agora, a convite, o foto Clube de Sta Catarina prepara também uma coleção brasileira para enviar à Austrália.

Constantemente o FCSC faz parcerias com universidades e fundações culturais, atuando como julgador e auxiliador de jornadas e concursos fotográficos, a exemplo, o tradicional concurso promovido pela FURB “O VERDE DA NOSSA TERRA”.

Também, em caráter pioneiro, o Foto Clube de Santa Catarina criou, em 2004, o I CIRCUITO SUL-BRASiLEIRO DE ARTE FOTOGRÁFICA, (iniciativa inédita no País), nos moldes dos circuitos realizados na Europa e EEUU,   com a adesão de mais dois foto clubes: Gaspar e Florianópolis. Em 2008 organizou e sediou a XXV Bienal Brasileira de Arte fotográfica (catálogo em anexo), através da qual recebeu mais de 1.500 fotos de todo país, que renderam para nossa região mais de 5 exposições fotográficas.

Hoje, nossa entidade também é um Ponto de Cultura.  O projeto “Fotografia Para Todos” conta com diversas ações de fomento, divulgação e democratização da arte fotográfica.  Saiba mais AQUI ou no site www.fotografiapartodos.com.br

 

Conheça alguns membros do Foto Clube SC .

Anúncios

2 Respostas

  1. ola, boa tarde
    gostaria de mais informações de onde será o curso basico de fotografia em Blumenau.

    Um abraço
    Anna Clara

    setembro 12, 2010 às 5:17 pm

  2. Pedro Cunha

    Olá pessoal. Poderiam me mandar um email com o contato de alguém daqui de Floripa? Sou estudante de fotografia e gostaria de saber mais como funcionam os fotoclubes e sobre meio de participar deles…
    Abraço! E sucesso.

    novembro 20, 2012 às 2:21 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s